Projeto Planalto Piauí

Localizado na região nordeste do Brasil, o Projeto Planalto Piauí tem mais de 1,0 bilhão de toneladas de minério de ferro magnetítico certificadas. Com a implantação do empreendimento, o Grupo Bemisa se torna uma das empresas pioneiras na extração mineral do Estado.

A produção anual do projeto será de 15 milhões de toneladas de Pellet Feed Fine de qualidade Premium e níveis de contaminantes abaixo dos padrões de mercado (teores: Fe > 70%; SiO2 + Al2O3 < 2,5%; P < 0,015%) obtido através do processo de concentração magnética. 

Minério

Minério de Ferro magnetítico.

Recursos & Reservas

A empresa SRK Consulting Engineers and Scientists certificou a existência de recursos Medidos, Indicados e Inferidos da ordem de 1.002 milhões de toneladas com teor médio de 27,05% Fe de acordo com a metodologia do código Australiano JORC (Joint Ore Reserves Committee).

Engenharia Conceitual e Básica

Os estudos de engenharia conceitual e básica, realizados pela SNC-Lavalin, foram concluídos com excelentes resultados que demonstraram capacidade de produção de 15 milhões de toneladas de Pellet Feed de qualidade Premium. 

Logística

O Projeto Planalto Piauí está localizado a 6 km da Ferrovia Transnordestina. A ferrovia é uma das mais importantes obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, que conectará o empreendimento à dois importantes portos brasileiros: Suape, ao lado da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco; e Pecém, ao lado da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, ambos capazes de operar navios capesize.

O Projeto Planalto Piauí foi registrado pela ANTT como usuário dependente do serviço de transporte ferroviário prestado pela Transnordestina, o que garante o transporte do minério de ferro do projeto pela ferrovia. 

Infraestrutura

O Grupo Bemisa obteve da SEMAR a outorga definitiva para captação anual de 15 milhões de metros cúbicos de água, o que representa cerca de 5% da capacidade total Barragem de Poço do Marruá, localizada no município de Patos, no Estado do Piauí, a cerca de 60 km de distância do empreendimento. 

Com relação ao suprimento energético, uma linha de transmissão de 500 kV, passa a apenas 10 km da área do Projeto Planalto Piauí. O Ministério de Minas e Energia já concedeu a portaria que autorizará o empreendimento a acessar a rede básica e se conectar com o sistema nacional de energia elétrica.

Licenciamento Ambiental e Regulatório

O Projeto obteve da SEMAR-PI (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí) a Licença de Instalação (LI) para implantação da mina, planta de beneficiamento e toda infraestrutura necessária. Além disso, conta com concessão de lavra, emitida pelo Ministério de Minas e Energia (MME), para exploração de minério de ferro na área do projeto.  

O blog tem como intuito aprimorar a interação com a população próxima ao Projeto Planalto Piauí, bem como divulgar as atividades sociais realizadas e programadas nos municípios da região.

Localização

O Planalto Piauí está localizado na Região nordeste do Brasil. O empreendimento está localizado a menos de 10 km da Ferrovia Transnordestina. 

Certificação dos recursos

Classificação Tonelagem (Mt)
Fe (%)
Medidos     252,657 27,70
Indicados     575,149 26,76
Inferidos     174,859
27,07
Total   1.002,09 27,05