Projeto Bambuí

Localizado no Estado de Minas Gerais, o Projeto Bambuí é composto por 16 autorizações de pesquisa, recobrindo, aproximadamente, 23.400 ha, e apresenta potencialidade para mineralizações de Elementos Terras Raras (ETR’s). 

Os Elementos de Terras Raras são 17 elementos químicos essenciais no desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia, abundantes na crosta terrestre, porém difíceis de serem encontrados em concentrações economicamente viáveis. 

Minério

Elementos Terras Raras.

Geologia

A região de Patos de Minas está geologicamente localizada na Faixa de Dobramentos e Cavalgamentos Brasília. Nesta região são reconhecidos quatro conjuntos litológicos: os Grupos Mata da Corda e Areado, datados do Cretáceo, e os Grupos Bambuí e Canastra, datados do Proterozóico Superior.

Recursos e desenvolvimento do Projeto

O Projeto Bambuí teve seus trabalhos de campo desenvolvidos a partir de 2012, com campanhas de amostragem de superfície, em que foram coletadas e analisadas 741 amostras de rocha e solo, distribuídas nos Blocos Central, Norte e Sul.

Os resultados analíticos das amostras de rocha apontaram: 63 amostras com níveis superiores a 0,6% de óxidos de ETR’s, incluindo 6 amostras acima de 1,0%, com máximo de 17,04% de óxidos de ETR’s.


A partir da identificação de anomalias de ETRs em rocha e solo, foram realizados 14 furos diamantados, totalizando 1.347 metros perfurados durante a campanha de sondagem pioneira. Com base nesta sondagem, foi realizado uma estimativa de potencial geológico para 3 áreas que indicam uma tonelagem superior a 1,12 bilhões de toneladas @ 0,42% ETRs, ou aproximadamente 4,7 Milhões de toneladas de ETR contido.


Em 2013, O CETEM (Centro de Tecnologia Mineral) conduziu a caracterização mineralógica do depósito e testes de processo afim de identificar os minerais portadores dos ETRs e seu comportamento na concentração. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos em conjunto com o CETEM, as principais fases portadoras de ETRs foram identificadas e novos testes de processo serão realizados.

Localização

O Projeto Bambuí fica a aproximadamente 80 km da cidade de Patos de Minas e a 250 km de Belo Horizonte, ambas no Estado de Minas Gerais.