Projeto Serra Azul

O Projeto Serra Azul está localizado no estado de Minas Gerais, próximo à ferrovia MRS, entre os municípios de Brumadinho,Ibirité e Igarapé e à 240 km da Mina Baratinha.

Minério

Minério de Ferro

Geologia

O Projeto Serra Azul localiza-se na porção noroeste do Quadrilátero Ferrífero, que por sua vez está localizado à borda sul do Cráton do São Francisco (Almeida 1977), caracterizado por tratar-se de uma unidade geotectônica de idade Brasiliana cercada por cinturões orogenéticos vergentes para seu interior. O Quadrilátero Ferrífero é caracterizado pelo arranjo grosseiramente quadrangular de sinclinais, onde afloram sedimentos plataformais do Supergrupo Minas, de idade Paleoproterozóica, separados por estruturas antiformais irregulares com terrenos arqueanos do tipo greenstone do Supergrupo Nova Lima, e domos de rochas cristalinas Arqueanas e Proterozóicas.

Na área de pesquisa afloram unidades do Supergrupo Minas e do embasamento, representado pelo Gnaisse Souza Noschese, aflorante na Serra dos Três Irmãos e as unidades do Supergrupo Minas, que apresentam direção geral leste-oeste, identificando-se, em escala mesoscópica, dobramento apertado com vergência para norte e plano axial com mergulho forte a moderado.

A unidade Cauê sustenta a crista da Serra dos Três Irmãos, ocorrendo em uma faixa de direção leste-oeste com largura média de 150 m, podendo atingir 200 m em alguns trechos. As camadas mergulham invariavelmente para norte com ângulos entre 50° e 60°. A Formação Cauê é o principal alvo de pesquisa do Projeto, uma vez que essa unidade hospeda corpos de minério de ferro de alto e baixo teor.

Recursos e Desenvolvimento do Projeto

Desde 2008, a empresa vem conduzindo trabalhos de geologia na região do Projeto Serra Azul. Na área de pesquisa foram identificados corpos de itabirito enriquecidos – friáveis, semi-friáveis e anfibolíticos- e ocorrências de hematita compacta na Formação Cauê. 

Durante 2014 e 2015 a pesquisa na área foi concluída com a realização de cerca de 1.000 metros de sondagem diamantada, que embasou a estimativa de recursos geológicos do projeto. Esta campanha de sondagem foi capaz de interceptar horizontes mineralizados em todos os 8 furos realizados, caracterizados por itabiritos magnéticos, localmente anfibolíticos com intenso grau de intemperismo.

A estimativa de volume, conduzida internamente pela equipe de exploração, resultou em Recursos Geológicos da ordem de 45,9 Milhões de toneladas de itabiritos, com teor médio de 36,51% de ferro. 

Os testes iniciais de processo foram realizados pela equipe Bemisa, em conjunto com a Fundação Gorceix, utilizando composição média do minério a partir dos furos de sondagem e o fluxograma preliminar, via concentração magnética com posterior flotação, mostrou potencial para geração de produto.


Localização

Minas Gerais

O Projeto Serra Azul está localizado no estado de Minas Gerais, próximo à ferrovia MRS, entre os municípios de Brumadinho,Ibirité e Igarapé.